CONHEÇA OS TIPOS DE LIXOS

terça-feira, 3 de maio de 2016

Classificamos os tipos de lixo como: lixo orgânico, eletrônico, hospitalar, radioativo, urbano e industrial.

Lixo orgânico

classificamos por lixeiras coloridas como mostradas na imagem abaixo.
http://www.educacao.cc/wp-content/uploads/2011/12/coleta-seletiva-de-lixo.jpg

O lixo orgânico é resultado de descartes em residências, escolas, empresas e até mesmo da natureza, tomemos como exemplo as carnes, os vegetais, os frutos, as cascas de ovos, papel, madeira, ossos, sementes, entre outros. Outro exemplo do lixo orgânico são os dejetos humanos, como as fezes e urinas, que causam muitas doenças se forem eliminadas em locais inadequados ou mal estruturados.



Lixo eletrônico

 


Como mostrado na imagem a cima, não precisamos dizer muito a respeito, pois a imagem ja diz tudo, como podemos ver são equipamentos eletrônicos, assim como: TV, telefones móveis, computadores, baterias de celulares, entre outros aparelhos que são descartados. Esse tipo de lixo contém metais, ouro, cobre, alumínio e outros materiais. O lixo eletrônico vem causando grandes preocupações em relação à poluição, principalmente nos emergentes onde a situação se agrava cada vez mais. Concluímos que o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes. Por um lado essa informação é boa, pois conscientiza-nos dessa necessidade e por outro lado é ruim, pois aumentam nossas preocupações.



Lixo Hospitalar    

Esses tipos de lixo são classificados como descartes de hospitais e clínicas médicas, onde são utilizados materiais como seringas, agulhas, luvas, fraldas, sondas e entre outros materiais que são na maioria das vezes descartados de forma inadequada, como por exemplo, apesar de serem classificados por lixo hospitalar, é comum serem encontrados junto com lixos de residências, onde que muitas vezes ao ser coletado, trabalhadores correm o risco de se contaminarem ou ate mesmo se ferirem, pois esse tipo de lixo devem ser destinado à queima. A coleta também deve ser separada e feita de maneira adequada.

 

Lixo radioativo

 Provindos principalmente pelo vazamento radioativo de aparelhos de raio-X e em maiores escalas das usinas nucleares

Os resíduos radioativos ou "lixo atômico", são formados por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm um propósito prático. São frequentemente um subproduto do processo nuclear, como a fissão nuclear que seria "uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron que, após a colisão libera uma imensa quantidade de energia."



Lixo urbano

  

Diferente do que possa parecer, o lixo urbano resulta de todas as ações e atividades realizadas pelo ser humano, sendo nas residências, nas indústrias, hospitais e também os lixos tecnológicos.

Afim de combater esses lixos para possuímos mudanças é necessário que: 

-Diminua a produção de lixo por pessoa

-Aumento da reciclagem, doação e ter outras finalidades para embalagens e roupas

- Sacolas recicláveis

- Aterros sanitários

-Lixeiras figurativas para cada tipo de lixo

 

 

Lixo Industrial

 

Considerando as indústrias como as principais geradoras deste lixo por meio dos restos de carvão mineral, restos de matérias-primas usadas para a fabricação de produtos, dos lixos químicos, dos gases e fumaças liberadas em grandes quantidades, afetando e gerando drásticas consequências para a população e o meio ambiente. Um dos maiores problemas causados pelo lixo industrial é que na maioria das vezes os lixos em estado liquido são jogados em mares e rios.

 

0 comentários:

Postar um comentário